
ANA BARROS
Soprano


Ana Barros & Isabel Sá
Ana Barros e Isabel Sá começaram o seu duo enquanto alunas na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, em aulas de música de câmara ou de acompanhamento.
Têm-se apresentado em concerto desde então com repertório variado, passando por Vianna da Motta, Falla, Tchaikovsky, etc...
Gravaram para a Antena 2 e Rtp, fizeram parte do ciclo "Tempo para Renascer" da capital europeia da cultura - Guimarães 2012.
http://www.youtube.com/watch?v=Jk5Vf2En0rw
SEVERA - o fado de um fado
Ana Barros e Bruno Belthoise consideram que o Fado pode mostrar ainda novas faces, dado que as novas abordagens têm privilegiado uma renovação mais estética, visual e temática do que propriamente musical. Dessa forma, pediram a alguns compositores portugueses, tais como Sérgio Azevedo, Carlos Marecos e Carlos Azevedo, que criassem arranjos sobre fados tradicionais, para voz e piano.
A participação destes compositores traz contemporaneidade às peças, uma vez que cada um deles tem a liberdade de exprimir as suas ideias. Apenas lhes foi pedido que a história do Fado e da Severa seja de alguma forma transportada para o seu trabalho. Pela sua formação clássica e percurso profissional, o duo de intérpretes não poderia de forma alguma abordar o fado na sua forma tradicional.
Aliando à música uma forte vertente cénica, este projeto resulta, não apenas, num concerto inédito, mas também num espetáculo único, com encenação, cenografia e conceito cénico ao cargo de Pedro Ribeiro, um dos mais destacados artistas portugueses da área, em atividade na Royal Opera House de Londres.